JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
O DEUS RESSURECTO

SANTIDADE

SANTIDADE
DETERMINA NOSSA PROXIMIDADE DE DEUS

SALVAÇÂO

SALVAÇÂO
PRESENTE DE DEUS

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO
A EVOLUÇÃO DO HOMEM SE DA QUANDO ELE RECONHECE O SENHORIO DE DEUS

AS DISTORÇÕES ESCATOLÓGICAS

quinta-feira, 22 de julho de 2010


AS DISTORÇÕES ESCATOLÓGICAS
Os pentecostais sempre pregaram a mensagem da Vinda de Cristo. O movimento pentecostal nasceu logo após o despertamento do século XIX. A escatologia é o estudo sobre as últimas coisas, doutrina de grande importância na mensagem evangélica.
No meio das mensagens escatológicas, há dois extremos que os pentecostais devem evitar:

A) ESCATOFOBIA
A escatofobia tem início em uma mensagem distorcida das doutrinas bíblicas. Em muitas pregações a ênfase está em cada detalhe dos sofrimentos da grande tribulação.
Esses pregadores se esquecem de ensinar que a vinda de Jesus é "a bem-aventurada esperança" do crente.
É claro que se deve pregar sobre a grande tribulação, mas não com o intuito de converter alguém pelo medo. O medo não produz genuínas converções. Somente o convencimento do pecado, da justiça e do juízo; efetuado pelo Espírito Santo, é que leva o pecador se tornar uma nova criatura.
Jesus quer que o seu povo viva em paz (Jo 14.27) Disse Jesus: "não se turbe o vosso coração"(Jo 14.1a). A mensagem de Cristo é que Ele voltará para buscar um povo que habitará nas moradas celestiais. Os discípulos de Cristo não eram para viver perturbados, mas deveriam crer naquele que é fiel. A VINDA DE CRISTO É UMA MENSAGEM CONFORTADORA PARA TODO AQUELE QUE NELE CRER.
Quando Paulo descreve o arrebatamento da igreja, ele conclui: "portanto, consolai-vos uns aos outros com essas palavras"(1Ts 4.18). O verbo consolar é um imperativo, que pode ser traduzido por encorajar e confortar.² A pregação escatológica deve produzir conforto no coração do crente, pois é uma mensagem de esperança. O crente deve aguardar a Vinda de Cristo com vigilância e na plenitude do Espírito.

B) ESCATOMANIA
A escatomania se manifestou, na igreja de Tessalônica, de maneira muito forte. Os membros da igreja Tessalônica, por meio de falsos ensinos, acreditavam que a Vinda de Jesus já havia começado. Alguns se entregaram a ociosidade, pois a vinda de Cristo era iminente. Hoje, há aqueles que "vivem pela fé", não estudam ou trabalham, pois Cristo está prestes a vir. Paulo exorta que "se alguém não quiser trabalhar, não coma também". Alguns pregadores enfatizam a escatologia de maneira demasiada, ao ponto de esqueceram que precisam pregar todas as doutrinas bíblicas. CONTA-SE A HISTÓRIA DE UM PASTOR QUE NUNCA REFORMOU O TEMPLO, POIS, SEGUNDO ELE, BREVE O ANTICRISTO USARIA O PRÉDIO PARA SEU REINADO MALIGNO. Esse fato ocorreu a mais de 25 anos!
A bíblia deve ser pregada por completo, pois todas as doutrinas são importantes para o cristão que espera a Vinda do Senhor.
Maranata!

6 comentários:

Unknown disse...

Olá! Irmão Fernando, Graça e Paz...
Em parte o amado tem toda razão, quanto as ministrações dentro de um entendimento teológico Pentecostal; o que ocorre, é que estes preletores criaram uma técnica de promover emoção através de "falácias", e para isso até distorce as verdades Bíblicas. Quanto á estarmos em calma como citou o amado em Jo-14:27, ou alarmados, como Paulo se refere em 2 Ts-2:2, 3, ou em 1Ts-4:18, ainda que neste caso, a consolação esta para o fato em que não deveríamos lamentar a morte dos nossos antes queridos, por que eles estavam, não mortos mas dormindo em Cristo Jesus. A verdade que deve ser dita a respeito dos dias finais, é em termos de vigilância e não alarmantes e fantasiosa.
Exortação a vigilância
Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto; se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. (Mt-24:42-44).

Estou seguindo o seu blog, convido-lhe a conhecer o meu humilde trabalho, caso goste, fique a vontade.

Deus abençoe ricamente a sua vida....

5 de agosto de 2010 às 12:27
Cícero Manuel dos Santos disse...

Graça e paz , graças a Deus consegui melhorar meu blog e também fiz uma caixinha de link para disponobilizar aos amigos , sua visita será um prazer e se gostar divulgue colocando nosso link. Um abraço , fica na paz.WWW.PASTORCICERO.BLOGSPOT.COM

7 de agosto de 2010 às 19:42
Francisco Neto disse...

Caro Pr Felix, paz e parabéns pelo blog. Boa palavra esta...

Att.,
http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Profº Netto, F.A.

12 de janeiro de 2011 às 04:03
Pr. Linaldo Junior disse...

Graça e paz... este é um assunto muito importante de compreendermos, e de fato existem algumas ditorções e exageros sendo divulgados por aí. Deus abençoe sua vida, paz!

11 de abril de 2011 às 17:00
Doroni Hilgenberg disse...

É interessante... precisamos saber interpretar a Biblia e cada um interpreta conforme seus conceitos e isso que determina o fanatismo e suas distorções. bjs

16 de abril de 2011 às 14:32
Lúcy Jorge disse...

Muito bom seu texto.
Escatologia: É um assunto muito profundo e espiritual, é necessário muita meditação, unção e revelação do Espírito Santo para discerni-lo.

Vejo que serei assidua aqui no seu espaço, me interessei muito pelos temas publicados.
Visite também o meu blog, será uma honra recebê-lo!

Ósculo Santo!

***Shalom***

3 de agosto de 2011 às 12:48

Postar um comentário

O QUE FAZER PARA TER A SALVAÇÃO?

1º - Aceitar a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Salvador

2º - Obedecer a sua palavra

3º - Permanecer fiel a Ele até o fim

" Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta. "

PAROUSIA

O próximo acontecimento no plano profético que Deus nos revela na Sua Palavra é o Arrebatamento.
FERNANDO GIATTI. Tecnologia do Blogger.
 

2009 ·TEOLOGANDO by TNB