JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
O DEUS RESSURECTO

SANTIDADE

SANTIDADE
DETERMINA NOSSA PROXIMIDADE DE DEUS

SALVAÇÂO

SALVAÇÂO
PRESENTE DE DEUS

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO
A EVOLUÇÃO DO HOMEM SE DA QUANDO ELE RECONHECE O SENHORIO DE DEUS

Por que os homens em Éfeso foram batizados duas vezes?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Por que os homens em Éfeso foram batizados duas vezes?

Na sua terceira viagem, Paulo encontrou, em Éfeso, uns doze homens que haviam sido batizados no batismo de João. Depois de ouvir o ensinamento de Paulo, foram batizados em o nome de Jesus (Atos 19:1-7).
Por que foi necessário esse segundo batismo? O próprio Paulo não disse, em Efésios 4:5, que há um só batismo?
O caso citado, em Atos 19, esclarece vários pontos importantes. Observe:

1. Há um só batismo válido para cada pessoa. O batismo de João teve um papel importante numa época anterior. O próprio Jesus foi batizado por João, cuja pregação veio de Deus (João 1:6). Mas, como veremos nas observações abaixo, o batismo de João não estava mais em vigor quando Paulo chegou a Éfeso. Para aqueles homens, o batismo de João não foi suficiente.

2. Após a morte de Jesus, o batismo em nome dele entrou em vigor. O batismo de João teve um papel paralelo ao dos sacrifícios feitos antes da morte de Jesus. Deus mandou que os homens sacrificassem animais pelos pecados cometidos, mas esses sacrifícios não removiam pecado (Hebreus 10:4). Podemos ilustrar o papel dos sacrifícios com a prática comum no Brasil de emitir cheques pré-datados. Quando a pessoa preenche um cheque pré-datado, raramente tem dinheiro na conta para cobrir o cheque. Mas, até a data do cheque, ela deposita o dinheiro e cobre a “dívida” que o cheque representa. Os sacrifícios de animais dependiam de um “depósito” futuro na conta. Jesus, pela morte na cruz, fez o depósito, cobriu os “cheques” de sacrifícios e perdoou os pecados anteriores (Hebreus 9:15). O batismo de João, por ser pregado antes da morte de Jesus, também foi um tipo de cheque pré-datado. Continuar praticando esse batismo, décadas depois da morte e ressurreição de Jesus, não traria nenhum benefício espiritual. A pergunta de Paulo (Atos 19:2) foi uma maneira direta de verificar qual batismo foi pregado aos doze em Éfeso. O Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes (Atos 2) e foi pregado para judeus e gentios a partir daquele momento. Esses homens haviam ouvido uma mensagem incompleta de Apolo (Atos 18:24-28) ou de alguém com o mesmo entendimento parcial do evangelho.

3. O batismo é importante. Muitos pregadores e professores, hoje em dia, desvalorizam o batismo, dizendo que ele não faz parte do plano de Deus para nossa salvação. Além de vários outros textos que mostram a necessidade do batismo (Atos 2:38; 22:16; Marcos 16:16; etc.), este exemplo reforça sua importância. Se o batismo não fosse importante, até essencial, por que seria necessário corrigir o batismo desses homens?

4. Algumas pessoas precisam ser batizadas novamente. Pessoas que se batizaram sem entenderem os fatos fundamentais sobre Jesus precisam ser batizadas novamente. Alguém que foi batizado antes de ter fé, ou antes de se arrepender dos seus pecados, não fez o que Jesus nos ensina hoje. Alguém que se batizou, acreditando que já havia recebido a salvação, não foi batizado para remissão dos pecados (Atos 2:38). Precisa aprender mais e fazer um batismo válido.

2 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

14 de setembro de 2013 09:09
Eu acredito na Biblia sagrada e em Deus disse...

Mesmo que a pessoa ja sabia que o primeiro batismo era valido porq se batizar de volta.alguns ate acreditam no evangelho dos mormom e querem ser batizado igual joseph esmith .em galatas 1:8

22 de janeiro de 2014 09:36

Postar um comentário

O QUE FAZER PARA TER A SALVAÇÃO?

1º - Aceitar a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Salvador

2º - Obedecer a sua palavra

3º - Permanecer fiel a Ele até o fim

" Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta. "

PAROUSIA

O próximo acontecimento no plano profético que Deus nos revela na Sua Palavra é o Arrebatamento.
FERNANDO GIATTI. Tecnologia do Blogger.
 

2009 ·TEOLOGANDO by TNB