JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
O DEUS RESSURECTO

SANTIDADE

SANTIDADE
DETERMINA NOSSA PROXIMIDADE DE DEUS

SALVAÇÂO

SALVAÇÂO
PRESENTE DE DEUS

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO
A EVOLUÇÃO DO HOMEM SE DA QUANDO ELE RECONHECE O SENHORIO DE DEUS

DEPRESSÃO

segunda-feira, 29 de março de 2010


DEPRESSÃO
Paz do senhor
Por vezes tive uma duvida referente à depressão, e foi a seguinte pergunta que permeava minha alma:
“cristão pode sofrer de depressão?”
Foi divulgado na Revista Super Interessante que a depressão é o distúrbio psiquiátrico mais comum do mundo - afetando uma pessoa em cada 20, o que faz do Prozac, a pílula de antidepressivo mais vendida de todos os tempos. Hoje é tomado por 40 milhões de pessoas em mais de 90 países.(Revista Super Interessante Nº 168 Set/2001, pg 54).

“A DOR É INEVITÁVEL, MAS A TRISTEZA É UMA OPÇÃO".

Li diversos livros, ouvi inúmeras opiniões, achismo, saberes empíricos, outros científicos, pregações, enfim muitos falam de depressão, muitos sofrem com a depressão, os psicólogos tem suas explicações, os psiquiatras tem outras que as vezes difere dos psicólogos, os especialistas irão tratar do caso de acordo com sua doutrina, todos sabem um pouco o que é a depressão, não são poucas às terapias que visam eliminar este “efeito colateral”.
Talvez esta definição não esteja presente em dicionários, não encontrei nos léxicos, apenas analisei a palavra, partindo da junção de elementos que a compõem - depressão: desfazer a pressão, e pressão diz respeito de força, energia e virtude. Partindo do tal pressuposto irei explanar como eliminei minha duvida.
Força é o que move, é o que mantêm o equilíbrio, mantêm a homeostase do corpo, faz a engrenagem girar, faz a flecha do arqueiro ser lançada, levanta o braço do escudeiro para se proteger, leva ao desenvolvimento, sem energia dificilmente haverá vitória, sem a qual ocorrera um desfalecimento, um estagnar, um enferrujar. Mas para que exista força, energia e vitalidade tem que haver alguns elementos, alguns ingredientes, e se tratando de depressão, algo que ocorre no campo mental, na alma, no psique, no “coração”, quais os elementos essenciais para ter na alma a força? Como cristãos entendemos que a bíblia é a palavra de Deus, ela nos alimenta espiritualmente e psicologicamente, nela temos suprimento, nossas necessidades existenciais são satisfeitas, a alma é um campo que reclama por preenchimento, e Deus tem um conteúdo que a preenche, e esse conteúdo é o elemento, o ingrediente que quando em nossas mentes reagem nos dando força, vitalidade e energia, a esperança, fé, obediência e amor é a força para a alma o Espírito Santo é para o espírito humano, perder a esperança, fé, obediência e amor é igual perder a força, perder o Espírito Santo por causa do pecado é igual perder a força, situações como essa leva ao desfalecimento, a um estado de desfazer a pressão, perder a energia, entrando assim em um estado doentio, uma enfermidade na alma, e como sintomas disto temos a melancolia, tristeza, insatisfação, desânimo, desespero, infelicidade e suicídio. A ausência de dedicação à Palavra de Deus pode ser uma das causas da depressão.
MATEUS 4.4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Provérbios 24.10 Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena.
Uma depressão geográfica é uma região da superfície da Terra cuja altitude é mais baixa que a região à sua volta, uma pessoa com depressão é uma pessoa que caminha para baixo, esta alegoria traz a idéia que pessoas portadoras da depressão estão à caminho de algo que fica “embaixo”.
O esgotamento físico e stress são agravantes, um descontrole, e isto indica ausência de auto-controle, esta qualidade é a conseqüência da habitação do Espírito Santo no espírito humano, o Espírito Santo é Deus em nós, é a Glória de Deus em nós.

O que se entende sobre a depressão é que esta ocorrendo um processo que resulta em perda de substrato que nos garante a subsistência, um desfalecer, um abatimento, um morrer aos poucos.
Palavras de Cristo:
Mateus 11.28-29 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
A solução para os deprimidos esta em Jesus Cristo, tenha devoção, se consagre a Ele, se preocupe com a santificação, tenha o Espírito Santo em você. Cristo tem o remédio, Jesus é o médico, que cura, reabilita, promove e previne. Seja constante em crer Nele. A probabilidade pode ser 0(zero) de você ter depressão se você assim agir.
Não deixe iniciar na sua alma o processo depressivo, Deus tem um antídoto, a sua Palavra é vida para o nosso ser, e isto nos garante boa qualidade de saúde mental.
Seja criterioso quanto ao conteúdo que você deixa entrar na sua alma, tudo o que preenche nossa alma causa um resultado em nossa maneira de ser.
As manifestações orgânicas, provinda de alterações hormonais são também etiologias, e estas devem ser tratadas com profissionais especializados, e devem interagir com a terapia a suplica a Deus quanto à boa reabilitação, há de ser que Ele seja o autor da cura, ou Ele utilizara de profissionais capacitados para lhe beneficiar com cura.

Fernando Giatti

3 comentários:

EDUARDO POISL disse...

O que posso desejar para você?

Que as verdadeiras amizades continuem eternas
e tenham sempre um lugar especial em nossos corações.
Que as lágrimas sejam poucas, e logo superadas.
Que as alegrias estejam sempre presentes
e sejam festejadas por todos.
Que o carinho esteja presente em um simples olá,
ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente.
Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades,
novos amores, novas conquistas.
Que Deus, esteja sempre com sua mão estendida,
apontando o caminho correto.
Que as coisas pequenas como a inveja ou o desamor,
sejam retiradas de nossa vida.
Que aquele que necessite ajuda encontre
sempre em nós uma animadora palavra amiga.
Que a verdade sempre esteja acima de tudo.
Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.
Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano.
Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade.
Que o Amor pelo próximo seja nossa meta absoluta.
Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores.

Feliz Páscoa

Um abraço do amigo Eduardo Poisl

1 de abril de 2010 às 00:33
Juci Barros disse...

Olá Fernando, gostei muito do escreveu, o texto é rico de significados e sentidos. Tenho em minha página alguns escritos sobre depressão, passa pelo científico e pelo senso comum, mas principalmente pela minha experiência pessoal com a depressão. Tudo que você coloca acrescenta bastante, mas deve-se estar atento sim às mudanças orgânicas no portador de depressão que não é nem de perto uma simples tristeza. Beijo.
http://compromissocomoacaso.blogspot.com/

2 de abril de 2010 às 11:15
Anônimo disse...

Parabéns irmão pelos textos,a depressão é a doença do século, devemos estar atentos aos primeiros sintomas, tenho testemunho de um amigo que se curou de uma depressão, após um encontro com jesus. Existe casos e casos, usando o meu senso comum e meu conhecimento do amor de Deus, acredito que Jesus pode sim curar depressões,não falo do lado científico, porque não sou conhecedora. Um abraço e fique com Deus.

15 de abril de 2010 às 16:14

Postar um comentário

O QUE FAZER PARA TER A SALVAÇÃO?

1º - Aceitar a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Salvador

2º - Obedecer a sua palavra

3º - Permanecer fiel a Ele até o fim

" Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta. "

PAROUSIA

O próximo acontecimento no plano profético que Deus nos revela na Sua Palavra é o Arrebatamento.
FERNANDO GIATTI. Tecnologia do Blogger.
 

2009 ·TEOLOGANDO by TNB