DEPRESSÃO
Paz do senhor
Por vezes tive uma duvida referente à depressão, e foi a seguinte pergunta que permeava minha alma:
“cristão pode sofrer de depressão?”
Foi divulgado na Revista Super Interessante que a depressão é o distúrbio psiquiátrico mais comum do mundo - afetando uma pessoa em cada 20, o que faz do Prozac, a pílula de antidepressivo mais vendida de todos os tempos. Hoje é tomado por 40 milhões de pessoas em mais de 90 países.(Revista Super Interessante Nº 168 Set/2001, pg 54).
“A DOR É INEVITÁVEL, MAS A TRISTEZA É UMA OPÇÃO".
Li diversos livros, ouvi inúmeras opiniões, achismo, saberes empíricos, outros científicos, pregações, enfim muitos falam de depressão, muitos sofrem com a depressão, os psicólogos tem suas explicações, os psiquiatras tem outras que as vezes difere dos psicólogos, os especialistas irão tratar do caso de acordo com sua doutrina, todos sabem um pouco o que é a depressão, não são poucas às terapias que visam eliminar este “efeito colateral”.
Talvez esta definição não esteja presente em dicionários, não encontrei nos léxicos, apenas analisei a palavra, partindo da junção de elementos que a compõem - depressão: desfazer a pressão, e pressão diz respeito de força, energia e virtude. Partindo do tal pressuposto irei explanar como eliminei minha duvida.
Força é o que move, é o que mantêm o equilíbrio, mantêm a homeostase do corpo, faz a engrenagem girar, faz a flecha do arqueiro ser lançada, levanta o braço do escudeiro para se proteger, leva ao desenvolvimento, sem energia dificilmente haverá vitória, sem a qual ocorrera um desfalecimento, um estagnar, um enferrujar. Mas para que exista força, energia e vitalidade tem que haver alguns elementos, alguns ingredientes, e se tratando de depressão, algo que ocorre no campo mental, na alma, no psique, no “coração”, quais os elementos essenciais para ter na alma a força? Como cristãos entendemos que a bíblia é a palavra de Deus, ela nos alimenta espiritualmente e psicologicamente, nela temos suprimento, nossas necessidades existenciais são satisfeitas, a alma é um campo que reclama por preenchimento, e Deus tem um conteúdo que a preenche, e esse conteúdo é o elemento, o ingrediente que quando em nossas mentes reagem nos dando força, vitalidade e energia, a esperança, fé, obediência e amor é a força para a alma o Espírito Santo é para o espírito humano, perder a esperança, fé, obediência e amor é igual perder a força, perder o Espírito Santo por causa do pecado é igual perder a força, situações como essa leva ao desfalecimento, a um estado de desfazer a pressão, perder a energia, entrando assim em um estado doentio, uma enfermidade na alma, e como sintomas disto temos a melancolia, tristeza, insatisfação, desânimo, desespero, infelicidade e suicídio. A ausência de dedicação à Palavra de Deus pode ser uma das causas da depressão.
MATEUS 4.4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Provérbios 24.10 Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena.
Uma depressão geográfica é uma região da superfície da Terra cuja altitude é mais baixa que a região à sua volta, uma pessoa com depressão é uma pessoa que caminha para baixo, esta alegoria traz a idéia que pessoas portadoras da depressão estão à caminho de algo que fica “embaixo”.
O esgotamento físico e stress são agravantes, um descontrole, e isto indica ausência de auto-controle, esta qualidade é a conseqüência da habitação do Espírito Santo no espírito humano, o Espírito Santo é Deus em nós, é a Glória de Deus em nós.
O que se entende sobre a depressão é que esta ocorrendo um processo que resulta em perda de substrato que nos garante a subsistência, um desfalecer, um abatimento, um morrer aos poucos.
Palavras de Cristo:
Mateus 11.28-29 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
A solução para os deprimidos esta em Jesus Cristo, tenha devoção, se consagre a Ele, se preocupe com a santificação, tenha o Espírito Santo em você. Cristo tem o remédio, Jesus é o médico, que cura, reabilita, promove e previne. Seja constante em crer Nele. A probabilidade pode ser 0(zero) de você ter depressão se você assim agir.
Não deixe iniciar na sua alma o processo depressivo, Deus tem um antídoto, a sua Palavra é vida para o nosso ser, e isto nos garante boa qualidade de saúde mental.
Seja criterioso quanto ao conteúdo que você deixa entrar na sua alma, tudo o que preenche nossa alma causa um resultado em nossa maneira de ser.
As manifestações orgânicas, provinda de alterações hormonais são também etiologias, e estas devem ser tratadas com profissionais especializados, e devem interagir com a terapia a suplica a Deus quanto à boa reabilitação, há de ser que Ele seja o autor da cura, ou Ele utilizara de profissionais capacitados para lhe beneficiar com cura.
As manifestações orgânicas, provinda de alterações hormonais são também etiologias, e estas devem ser tratadas com profissionais especializados, e devem interagir com a terapia a suplica a Deus quanto à boa reabilitação, há de ser que Ele seja o autor da cura, ou Ele utilizara de profissionais capacitados para lhe beneficiar com cura.
Fernando Giatti